A “corrida” clandestina pelo ouro na Fronteira
Desde o fim da década de 90, com o aumento do preço do ouro, entre 3 e 15 mil garimpeiros trabalham ilegalmente na Guiana Francesa
Brasileiros de várias regiões do país colocam a vida em risco na busca por ouro na Amazônia. A escassez do ouro em garimpos do extremo norte do Brasil faz com que a busca aconteça em terras estrangeiras e protegidas legalmente como algumas áreas de preservação ambiental e reservas indígenas do Departamento Ultramarino francês, a Guiana Francesa.
Tire o RESPEITO do armário
A campanha ‘Tire o respeito do Armário’ é uma proposta da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, do governo da Paraíba. Em 2015, o Projeto Políticas do Corpo, realizado pelo Curso de Jornalismo da UNIFAP, trouxe a campanha para Macapá, como forma de manifestação e enfrentamento, em combate ao preconceito contra gays, lésbicas e transexuais.
O trabalho coletivo recebeu várias pessoas da cidade de Macapá para vestir a camisa, fotografar e postar nas redes sociais, saindo de suas invisibilidades.
“Essa experiência mostra a tentativa de agir sobre os espaços, mesmo os mais duros. Tem que tentar por brechas, frestas e fendas a execução de uma política que quebra paradigmas. Gentes diversas e movimentos de gênero e sexualidade aqui de Macapá fotografaram. O laboratório do curso de Jornalismo produziu diversas imagens pelas campanhas.", ressaltou Lylian Rodrigues.
Círio de Nazaré em Macapá
Reunimos fotos de símbolos de uma das procissões católicas mais conhecidas no Amapá: o Círio de Nazaré. A festa religiosa acontece no segundo domingo de outubro em Macapá e reúne milhares de fiéis
O Círio de Nazaré é realizado há mais de 80 anos no Amapá. É o momento do ano que muitos católicos recorrem à Maria para pedir proteção e agradecer bênçãos recebidas durante o ano. Em procissão, os fiéis percorrem as principais ruas do Centro de Macapá, em um trecho que mais de 2 quilômetros.