top of page

Jogos Escolares: 112 escolas disputaram etapa estadual

As disputas estarão divididas em modalidades individuais e coletivas. A etapa nacional está prevista para acontecer em junho e a nacional em agosto.

Acontece em junho mais uma etapa dos Jogos Escolares da Juventude do Amapá. Essa etapa é para jovens com idade entre 12 a 14 e de 15 a 17 anos. Todas as escolas públicas e privadas podem participar.


As inscrições que começaram em março e encerram em maio destacaram a participação confirmada de 112 escolas em todo o Estado. Os jogos acontecem em etapas municipais, estadual e nacional, sendo que as duas primeiras devem ocorrer até o mês de junho e a nacional está prevista para acontecer entre os meses de agosto e setembro.


As disputas serão nas categorias individuais e em grupo, em modalidades olímpicas (basquete, vôlei, handebol, futsal, badminton, atletismo, ciclismo, judô, luta olímpica, natação, vôlei de praia, tênis de mesa e xadrez) e paralímpicas (atletismo, golbol, natação, tênis de mesa e bocha).


O titular da Coordenadoria Executiva dos Jogos Escolares, Cilene Coutinho, afirmou que o quantitativo de atletas só será divulgada no dia do congresso e início dos jogos.

É importante que as instituições estejam sensíveis à vontade dos alunos de participarem, pois é indescritível perceber o que estas crianças sentem quando representam a escola, município e quando viajam para fora do estado na etapa nacional. O quantitativo de alunos inscritos só será oficializado a partir de um congresso que será realizado no mês de junho. A expectativa é chegar em torno de 6 mil alunos”, comenta Cilene Coutinho. A coordenadora destaca ainda a alegria dos alunos em praticar os esportes com os quais se identificam e estabelecer uma troca cultural com participantes de outros estados do país, quando seguem para a etapa nacional, agregando valores à sua vida esportiva, escolar e pessoal.


Os coordenadores dos jogos escolares estaduais

(Os coordenadores dos jogos escolares estaduais)

A professora de educação física da Escola Estadual Gabriel de Almeida Café, Andréia Carvalho relatou que os alunos da instituição já participaram de edições anteriores dos jogos, tanto em modalidades individuais, como judô, quanto coletivas, como futsal, vôlei e basquete. Este ano, a professora, que também é técnica, disse que os alunos estão ainda mais motivados do que em anos anteriores.

“É uma excelente oportunidade aos estudantes, visto que o esporte deve fazer parte da educação. Os alunos almejam que chegue a data de início das competições e a gente faz todo um preparo para que os reflexos da participação deles possam ser percebidos dentro e fora da sala de aula. Nossos atletas estão muito motivados. Se pensar em competições anteriores, estamos muito bem, pois ganhamos e mantemos um bom ritmo”, destacou a professora.

Na etapa nacional os três primeiros colocados em cada modalidade recebem medalhas e troféus além de classificação para disputar o nacional em Curitiba–PR e Brasília–DF. Os professores responsáveis são certificados pela participação.

bottom of page