Suicídio no século XXI
O suicídio é um dos mais antigos atos de atendado conta a vida que são dilema até hoje na sociedade. Desde o início dos tempos houve alguns relatos como na própria bíblia, como o caso de Judas que se enforcou após o arrependimento de ter entregado Jesus a quem era discípulo aos príncipes e anciões por apenas trinta moedas de prata (Mt 27,5). Na idade média o assunto era tratado como um caso ambíguo, de múltiplas maneiras pela igreja e pela sociedade civil, dependendo de com, por que, quem se suícida.
Hoje no século XXI, o tema é visto como um grande tabu (refere-se a temas polêmicos menos comentados), que está presente no dia-a-dia. Segundo a Organização Nacional da Saúde (OMS), o suicídio é responsável por uma morte a cada 40 segundos e os casos geralmente estão associados a casos de depressão, sexualidade, abusos, uso de drogas e até mesmo o consumismo. Muitos desses acontecimentos nem sempre chegam ao conhecimento público, quando chega, são informadas de maneira sensacionalista.
A mídia é outro fator que contribui muitas vezes para o aumento do número de mortes por eventualidade do suicídio, devido a maneira como a informação é exposta, resultando em mais casos de mortes. Foi então que surgiu o questionamento "falar ou não falar?".
A OMS determinou que o suicídio é um “problema de saúde pública”. Então porque não anexar e falar um pouco mais desse assunto, já que é tão polêmico, até como uma forma de conscientização?
Recentemente o mundo virtual se tornou o principal caminho de atentados contra a vida humana, e o mundo cibernético viralizou uma das maiores barbáries contemporâneas através da internet: “O Jogo Baleia Azul”. Um cenário absurdo, onde houve relatos de mortes decorridas do jogo virtual. O “viral” que se espalhou nas redes sociais após relatos de mortes, serviu como um alerta para a sociedade, visto que o jogo é voltado para pessoas que estão desestabilizadas emocionalmente.
A OMS editou um guia com o nome “Prevenção do suicídio: Um manual para os profissionais da mídia", ensinando como a mídia pode trabalhar um tema que envolve suicídio nos veículos de comunicação, com muitas recomendações. Mas não somente para este assunto, mais para trabalhar os veículos de informação em como expor este, que ainda é um tabu. No manual, que pode ser encontrado na internet, descreve passo a passo do que fazer, como este trecho que fala em como noticiar um fato sobre suicídio: "Devem ser evitadas descrições detalhadas do método usado e de como ele foi obtido".
Apesar do assunto ainda ser um tema polêmico, é necessário criar formas de conversas sobre este assunto para que as pessoas tenham mais conhecimento.